Ajuste de Matrícula

A matrícula caracteriza o vínculo do aluno com a Universidade. Todos os alunos do Curso de Graduação em Direito devem realizar a matrícula dentro do período regular estabelecido no calendário oficial da UFSC, obedecidas as exigências estabelecidas na Resolução n.º 01/CCGD/2010 e nos artigos 32 a 56 da Resolução CUn n.º 17/1997.

Para os calouros, a grade de disciplinas é entregue com turmas e horários já definidos no ato da matrícula inicial. Esta, por sua vez, é feita presencialmente na secretaria do Curso,  no período estabelecido em edital. Vale ressaltar que o plano de disciplinas para a primeira fase pode ser alterado mediante pedido de reajuste junto à coordenação.

A renovação da matrícula (a partir do segundo semestre) é feita em duas etapas online através do Sistema de Controle Acadêmico da Graduação  (CAGR), na data estipulada pela Coordenadoria do Curso. A primeira etapa garante uma chance maior de conseguir vaga na disciplina solicitada. O estudante pode formar de uma a três opções diferentes de grade de ensino, escolhendo distintos arranjos de disciplinas e horários. Após o deferimento da renovação, o espelho de matrícula é enviado para o e-mail cadastrado no Sistema, e o número de vagas de todas as turmas é exposto no link “Cadastro de Turmas” do CAGR. Neste momento, o sistema é novamente aberto ao estudante para que efetue um possível ajuste de matrícula, caso ocorra alguma inconsistência ou o estudante queira solicitar o cancelamento ou inclusão de determinada disciplina com vaga disponível, o que consiste a segunda etapa.

Há possibilidade de um ajuste excepcional de matrícula, o qual deve ser solicitado junto à secretaria. Vale ressaltar que esse ajuste será analisado apenas se a situação estiver prevista nas seções II, III e IV da Resolução n.º 01/CCGD/2010.

A efetivação da matrícula, havendo vaga na disciplina, somente poderá ocorrer com ausência de choques de horários e o cumprimento dos pré-requisitos.

O aluno pode, porém, solicitar a quebra dos pré-requisitos supracitados através de um formulário fornecido e entregue na própria secretaria.