Notícias

3
mar

Histórico CAXIF

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF), fundado no dia dois de setembro de 1932, é uma das entidades estudantis mais antigas e tradicionais do Brasil. Constituído como associação civil sem fins lucrativos, tem como objetivo representar e defender os interesses dos estudantes de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Por isso, são membros todos os alunos matriculados no Curso.

Desde a sua fundação, é dotado do mais alto prestígio, destacando-se como a primeira agremiação estudantil do Estado. Seu nome faz referência à data histórica de fundação da Faculdade de Direito de Santa Catarina (11 de fevereiro 1932), a qual, por sua vez, foi idealizada pelo Des. José Arthur Boiteux, consagrando-se como um marco de suma relevância na história cultural recente do nosso Estado.

Durante essas mais de oito décadas de existência, o CAXIF, como é comumente chamado o Centro Acadêmico XI de Fevereiro, foi berço de líderes políticos, grandes juristas e exímios estudiosos forenses. Deles, partiram grandes vitórias, derrotas e confrontos por uma maior qualidade de ensino e reconhecimento dos profissionais de Direito do País.

De acordo com o estatuto vigente, a instituição representativa dos estudantes de Direito da UFSC divide-se em três órgãos. Primeiro, a Assembleia Geral, a qual é composta por todos os membros e pode ser convocada extraordinariamente em caso de necessidade relevante. Depois, tem-se o Conselho de Representantes de Turma, que é constituído por um representante de cada turma e, por isso, responsável pela deliberação de diversos assuntos e fiscalização do corpo de trabalho do CA. Por fim, a Diretoria Plena, eleita anualmente e composta por, no mínimo, dez membros. A essa é prevista, necessariamente, a divisão em presidência, secretaria e tesouraria.

A gestão que ocupa a Diretoria é responsável por convocar as eleições. Depois de a comissão eleitoral ser aprovada através do CRT, o regimento eleitoral também é submetido à apreciação do mesmo grupo.  Inicia-se, então, o processo eleitoral, que dura em torno de um mês e, depois de as chapas serem inscritas e homologadas, compõe-se por um acirrado período de campanha e debates políticos de alto nível.

Por todo o legado deixado ao longo dos 85 anos de história, além de toda complexidade organizacional que o envolve, o Centro Acadêmico XI de Fevereiro é motivo de orgulho para quem dele fez parte e para todos os alunos do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

Leave a Reply