Bolsa PBIC e Monitorias

O Centro de Ciências Jurídicas conta com 15 bolsas de monitoria atualmente, as quais estão distribuídas entre as disciplinas de acordo com os critérios estipulados pela Comissão Interna de Bolsas de Monitoria, que por sua vez obedecem  a resolução 17 do CUn. O CAXIF, baseado na Avaliação de Curso, auxilia a divisão das bolsas cedidas ao Departamento entre as disciplinas que os alunos necessitam de maior auxílio.

Vale ressaltar que todas as bolsas de monitoria foram captadas por projetos elaborados pelo LINJUR e pertenciam a ele, sob supervisão do professor Aires, para a disciplina de Informática Jurídica. A divisão ocorreu com a necessidade crescente de bolsas de monitoria para outras disciplinas no curso.

No semestre 2016.2, as disciplinas que contarão com monitoria são: Teoria do Direito I, Direito Civil Parte Geral I, Direito Civil Parte Geral II, Direito Penal I, Direito Internacional e Contratos. Os professores que irão ministrar tais disciplinas são responsáveis pelos critérios de seleção do monitor e pela elaboração do edital, não havendo um único modo ou critério específico.

Caso seja de interesse das duas partes, quais sejam, professor e monitor, ao final do semestre pode haver uma recondução. Neste processo, o monitor anterior continua suas funções, não sendo necessário novo edital para seleção. O mesmo ocorre em caso de mudança de docente.

Essa bolsa confere uma remuneração de R$434, valor estipulado pela Reitoria, com carga horária de 12h, além de certificado.

Existe ainda a monitoria voluntária, que exige o mesmo processo de seleção e garante o mesmo certificado e horas/aula, não havendo, porém, remuneração.