DCE, Reitoria e Diretoria de Centro

DCE

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade que representa o conjunto dos universitários de uma determinada universidade, devendo existir nas instituições de ensino que tenham mais de quatro cursos superiores. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas àquela instituição, seus problemas, desafios gerais ou específicos. Promove também atividades culturais, calouradas, e representa o conjunto daqueles estudantes nas UEEs e na UNE. O DCE busca ser a voz dos estudantes nas lutas por melhorias na qualidade de ensino, nas condições de permanência (RU, BU, Moradia), na democracia interna da Universidade e na articulação do Movimento Estudantil da UFSC com o Movimento Estudantil Nacional.

Reitoria

A Reitoria é o órgão executivo máximo da administração superior da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem a finalidade de executar a política universitária definida pelos órgãos deliberativos centrais. A Reitoria é dirigida pelo Reitor (a) e, nas faltas e impedimentos deste, pelo (a) Vice-Reitor (a). Nas faltas e nos impedimentos simultâneos de Reitor(a) e do (a) Vice-Reitor(a), a Reitoria será exercida por um (a) dos (as) Pró-Reitores (as) e Secretários (as) Especiais, para tal fim designados. Compete à Reitoria planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade.

Direção de Centro

É o órgão executivo setorial do CCJ, sendo exercida pelo Diretor que dirige, coordena, fiscaliza e superintende as atividades da Unidade. O Diretor e o Vice-Diretor são eleitos, para um mandato de 4 anos, permitida uma recondução. Suas principais funções são dirigir e superintender os serviços administrativos da Unidade, convocar e presidir as reuniões do Conselho da Unidade e aprovar a proposta orçamentária da Unidade, com base na proposta do Departamento.