Nota de Apoio à Regulamentação das Associações Atléticas na UFSC

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro, entidade representativa dos estudantes do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina vem manifestar seu apoio ao projeto de regulamentação das associações atléticas da UFSC, decorrente do processo administrativo número 23080.019991/2014-61, em trâmite no Conselho Universitário e de iniciativa do DCE – Luís Travassos UFSC, da Liga das Atléticas UFSC e da Associação Atlética de Direito da UFSC.

O CAXIF, em coerência com o seu estatuto – que prevê em seu artigo 3º serem objetivos do CA, entre outros: “VII- apoiar a Associação Atlética” – apoiou o movimento de criação da AADUFSC – Associação Atlética do Curso de Direito da UFSC, que se efetivou no ano de 2012 e reafirma seu apoio no que se refere às demais Atléticas que buscam suas regulamentações.

Muito embora as Associações Atléticas ainda não sejam reconhecidas pela Administração Central, o CAXIF reconhece a autonomia destas entidades, uma vez que possuem estrutura organizacional e objetivos distintos das demais agremiações estudantis, o que torna as atividades desses grupos independentes entre si e complementares à estrutura universitária.

A regulamentação das Associações Atléticas pela Administração Central consolidará a autonomia dessas entidades e auxiliará na execução de seus projetos, como os eventos promotores de integração acadêmica, de práticas desportivas e de extensão em geral.

Por fim, o CAXIF reafirma seu compromisso de apoio às iniciativas estudantis que se relacionam de maneira harmônica com as estruturas da Universidade, bem como o respeito aos acadêmicos que têm, também, por objetivo a busca pela constante melhoria do ambiente acadêmico. Dessa forma, convidamos todos os estudantes a participar da audiência pública sobre a regulamentação das associações atléticas na UFSC, que ocorrerá hoje (28/04), às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas.

Atenciosamente,

CENTRO ACADÊMICO XI DE FEVEREIRO