Cadastro Socioeconômico PRAE

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Assistência estudantil é um programa nacional que tem como finalidade ampliar as condições de permanência do estudante na educação superior pública federal.

Na UFSC, no início de cada semestre letivo, são publicados editais, os quais regulam o processo de inscrição e seleção para cada um dos programas e auxílios.

Para ter acesso ao programa, os estudantes devem fazer o cadastro socioeconômico, instrumento regulamentado através de edital público.

CADASTRO SOCIOECONÔMICO

Cadastro Socioeconômico

O cadastro socioeconômico é o instrumento institucional que permite aos estudantes concorrer às bolsas de auxílio disponibilizadas pela Universidade. Todo estudante que buscar algum dos programas de auxílio da PRAE deverá, necessariamente, realizar o seu cadastro.

Edital 01/2019: Normas para elaboração do Cadastro PRAE

Como será a seleção para os Programas da PRAE?

O estudante, quando aprovado no vestibular em vagas destinadas às ações afirmativas, já precisa passar por comissão para, mediante apresentação de documentos cabíveis, comprovar a situação econômica sua e de sua família. A documentação apresentada será aproveitada para a geração de um índice expressivo da renda familiar. A seleção de cada um dos programas de assistência estudantil será feita, então, com base na renda bruta mensal per capita, considerando-se ordenação da menor para a maior, conforme o número de auxílios e benefícios disponibilizados pelos editais específicos.

 

Para fazer o cadastro, o interessado deve:

  1. Ler atentamente o edital de Normas para Elaboração do Cadastro Socioeconômico, disponível tanto no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) quanto na página do Serviço de Atenção Socioassistencial de cada campus;
  1. Preencher o cadastro, acessando o link https://beneficiosprae.sistemas.ufsc.br; e
  1. Caso não tenha sido aprovado por meio do Programa de Ações Afirmativas – Renda Familiar inferior a 1,5 salário mínimo, agendar horário para entrevista e entrega da documentação solicitada no edital. Esta etapa acontece mediante agendamento no Serviço de Atenção Socioassistencial/ Coordenadoria de Assistência Estudantil.

Na entrevista social o estudante entrega os documentos e são verificados os agravantes sociais (situações de saúde, de aluguel ou financiamento imobiliário, desemprego, entre outros). Nesta etapa é realizado, também, o cálculo do índice Socioeconômico, por meio do qual o estudante irá concorrer às bolsas e aos auxílios.

Depois de finalizada a análise, a situação do cadastro socioeconômico será disponibilizada em:

http://prae.ufsc.br/cadastro-online ou  https://beneficiosprae.sistemas.ufsc.br

Respeitados os respectivos prazos, a atualização do cadastro deve ser feita presencialmente no Serviço de Atenção Socio-assistencial a cada dois ou cinco anos, salvo se alteração na condição do estudante motivar sua atuação no sentido de atualizar as informações de seu cadastro.