Debate: Racismo estrutural e institucional: História da Luta pelos Direitos Civis e Políticos no Brasil

O CAXIF tem muito orgulho de anunciar o debate, que finaliza o ciclo de eventos promovidos em novembro, sobre o tema “Racismo estrutural e institucional: História da Luta pelos Direitos Civis e Políticos no Brasil” e que será realizado pelo Dr. Clarindo de Sá Neto e a mestranda Laura Rodrigues Hermando.

Clarindo de Sá Neto possui Pós-Doutorado em Direito do Trabalho e Relações de Gênero pela Universidad de Málaga (Bolsa/CAPES/PRINT/UFSC) 2022; Doutor em Direito, Política e Sociedade pela UFSC – 2017. É professor efetivo do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Na graduação atua no Escritório Modelo de Assistência Jurídica – EMAJ, com especial destaque para as áreas de Família, Cível, Consumidor, Penal e Trabalhista. Coordena o Grupo de Pesquisa em Direito Antidiscriminatório, diversidades, racismos e suas relações com as tecnologias e com o sistema de justiça; Na Pós-graduação strictu sensu atua nas áreas de Direitos Humanos, Direito antidiscriminatório (branquetude e epistemologias do cone sul), Diversidades e Métodos e Metodologias da Investigação Científico-Jurídica.

Laura Rodrigues Hermando é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Teoria e História do Direito pelo PPGD-UFSC. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em Direito da mesma instituição (PET Direito, 2017-2020) e bolsista de monitoria de História do Direito, no curso de Direito/UFSC, no ano letivo de 2018. Em 2020, foi bolsista no Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH), integrando o projeto de extensão do Observatório dos Direitos Humanos. Atualmente, faz parte do Instituto Memória e Direitos Humanos e também do Grupo Interinstitucional de História da Cultura Jurídica. Tem experiência na área de História do Direito, com ênfase em História Social do Trabalho e Escravidão e História do Direito Constitucional, atuando nos seguintes temas: casa-grande, escravidão, raça e gênero.

O debate ocorrerá no auditório do CCJ/UFSC, às 18h30 do dia 20 de novembro de 2023.

O evento é aberto à comunidade externa e concederá certificado de participação de 2 h/a.

Aviso Importante!


Nosso site está ativo novamente, mas ainda estamos organizando e realizando ajustes. Durante esse período, podem ocorrer instabilidades ou pequenos problemas técnicos como páginas indisponíveis ou desfiguradas.

Agradecemos sua paciência e compreensão! Se encontrar alguma falha, por favor, entre em contato conosco.

Isso vai fechar em 20 segundos