mar

85 anos da Faculdade de Direito de Santa Catarina

Há 85 anos, em 11 de fevereiro de 1932, reuniram-se os 25 fundadores da Faculdade de Direito de Santa Catarina que aprovaram por decisão unânime a sua fundação, tendo como primeiro diretor provisório o Desembargador e Professor José Arthur Boiteux.

As aulas iniciaram em maio de 1933 em três salas alugadas na rua Felipe Schmidt, custeadas a priori pelos próprios fundadores. 29 anos depois, a Faculdade foi integrada à UFSC, por meio de decreto.

A importância desse Curso para a história de Santa Catarina é inegável, passando pelos bancos da Faculdade vários personagens marcantes da vida política e social do estado.

Hoje o Centro de Ciências Jurídicas ocupa em nível nacional posição de destaque na qualidade de ensino, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação.

Durante esses 85 anos, o Centro Acadêmico XI de Fevereiro, que leva seu nome em homenagem à data de fundação da faculdade, teve um papel de extrema atuação, representando e defendendo os interesses dos estudantes de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido fundado apenas seis meses após a criação da Faculdade.

Desta maneira, nesse aniversário de 85 anos, homenageamos todos os fundadores, professores, servidores e discentes que construíram essa história.

85 anos