mar

Novos Procedimentos para o Cadastro Socioeconômico

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE informou que adotará novos procedimentos para a realização do cadastro e, portanto, da seleção dos estudantes aos programas de assistência estudantil da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs/PRAE) a partir do ano de 2017.

As alterações principais referem-se ao indicador utilizado para seleção aos auxílios e benefícios, bem como a unificação do processo de validação de renda para ingresso na UFSC com o cadastro da PRAE, evitando-se a duplicidade de procedimentos para fim similar.

Com as mudanças, busca-se ampliar o acesso à concorrência dos benefícios conferidos pelos programas de assistência estudantil, uma vez que se simplifica e desburocratiza o cadastramento de estudantes como público-alvo das políticas de permanência estudantil. O procedimento passa a ser mais simples e gera um índice que servirá, como credencial à concorrência dos editais, até 5 anos, sem que haja necessidade de outros constantes recadastramentos, resguardada, no entanto, a possibilidade de atualização cadastral pelo estudante que tenha alteradas suas condições econômicas.

Todas as informações podem ser encontradas através do seguinte link: http://prae.ufsc.br/…/nota-informativa-sobre-os-novos-proc…/

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis tornou público o edital que estabelece as normas para a elaboração do cadastro junto à PRAE.

O procedimento passa a ser simplificado e gera, como resultado, um índice que habilita o estudante a concorrer aos diversos programas de assistência estudantil por 5 anos. Desta forma, apenas após decurso deste prazo será necessário realizar novo cadastramento. Fica resguardada a possibilidade, no entanto, de o próprio estudante motivar atualização cadastral, caso tenha sua condição alterada ao longo do período.

Para os ingressantes do ano de 2017 em diante, a documentação apresentada no procedimento de validação de renda junto à matrícula para as vagas destinadas, na Política de Ações Afirmativas, ao público de “Renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta”, será aproveitada para geração do cadastro e do índice decorrente.

Para os estudantes que não tenham ingressado por estas vagas específicas e para os que já se encontram matriculados que os procedimentos e normas do edital abaixo se aplicam: http://prae.ufsc.br/…/Edital-01-Normas-para-elabora%C3%A7%C…

RENOVAÇÃO DA VALIDADE DOS CADASTROS SOCIOECONÔMICOS

Informamos, também, que a PRAE, em complemento à Portaria 14/2016/PRAE (http://prae.ufsc.br/…/renovacao-da-validade-dos-cadastros-…/), que trata da renovação da validade dos Cadastros Socioeconômicos, publicou o Anexo II, no qual consta listagem aditiva dos cadastros cujas validades serão renovadas. Segue o link do anexo: http://prae.ufsc.br/files/2017/02/Anexo-II.pdf

DISPONIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS DE ATENDIMENTO POR MEIO DO SISTEMA DE AGENDAMENTO ELETRÔNICO (SAEP)

Com referência ao Edital n.º 01/2017/PRAE, que trata das normas para elaboração do cadastro PRAE, a PRAE informou que a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs) disponibilizará na quinta-feira, dia 23/02/2017, horários de atendimento por meio do Sistema de Agendamento Eletrônico da PRAE (SAEP).

Os horários serão para atendimento a partir de março de 2017 e exclusivos para estudantes que ainda não possuem cadastro na PRAE. Para estudantes que já possuem cadastro e desejam fazer atualizações na sua situação socioeconômica, deverão aguardar os horários de atendimento a partir do mês de abril, que serão disponibilizados na última semana de março.

A publicação dos editais dos programas de assistência estudantil, inclusive de renovação da Bolsa Estudantil, serão publicados a partir do início do semestre letivo.